VISITANTES

contador

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

De que forma a aula de musica pode contemplar a música do aluno?


O primeiro procedimento que um professor pode adotar ao iniciar uma aula com seus novos alunos é estimular seus alunos a falarem sobre suas vidas e seus gostos musicais, e fazer com que eles se estimulem a conhecer quais diferenças e particularidades que existem entre cada aluno. È importante também que o professor dê o seu relato sobre gostos pessoais e musicais, para que o aluno se sinta a vontade para dar o seu relato. Cada aluno comporta uma bagagem de experiência própria sobre sua vida, que é única e fantástica para ele, por isto a importância do estimulo do professor nesta fase inicial.
Ao criar esta atmosfera, o professor terá a chance de desenvolver a possibilidade de conhecer cada gosto e personalidade de seus alunos e assim tomar ciência das habilidades que cada aluno possui. Quando falo em habilidades, não digo no que se refere a tocar qualquer instrumento bem ou cantar de forma bonita e segura, falo em alunos que são bons contadores de história, dançarinos, interpretes e até desenhistas. Pois dentro de uma aula de música devemos ter esta interação com as outras áreas das artes, pois estes itens também estão inseridos no contexto da aprendizagem musical, e devem ser estimulados pelo professor.
Feito estes procedimentos iniciais, o professor deverá planejar uma aula baseando-se nos relatos de seus alunos. Fazendo com que eles elaborem o tipo de musica que vão trabalhar e o tipo de atuação que irão ter em sua apresentação. O professor deve sugerir que eles podem apresentar suas musicas acrescentando danças, cartazes, montando uma peça ou misturando tudo se eles assim desejam.
O professor então ira dividir a classe, de forma que cada grupo de alunos tenha um numero de componentes mais ou menos igual em numero e também em talentos, para aja uma interação melhor entre eles. Dessa forma cada grupo terá liberdade de escolha sobre o que irá apresentar.
Dando esta liberdade de escolha, o professor vai desenvolver em seus alunos o trabalho em grupo, a iniciativa, a criatividade, coordenação motora, o interesse coletivo e a capacidade de poder agir por conta própria de cada um. Sendo assim, cada aluno ira compreender que sempre existirão diferenças, mas que também se pode trabalhar qualquer musica de forma satisfatória e prazerosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário